Fazer um siteA internet tem sim os seus mistérios. Mas o interessante é que ela mesma nos ajuda a desbravar e entender as nossas próprias dúvidas e necessidades. Com um mercado cada vez mais agressivo e com a expansão dos negócios da internet, me deparo muitas vezes nas minhas conversas com as mesmas perguntas: Por que eu devo investir em um site? Por que eu preciso fazer um site? Quanto custa um site? Quais são os benefícios de desenvolver um site? Consigo melhorar minha participação no mercado e aumentar minhas vendas com a criação de site?

A verdade é uma só: Sim! Você pode e deve investir no desenvolvimento de um site. Se você não está familiarizado com esse termo, desenvolvimento de site é a mesma coisa que criar um site, fazer um site, criação de site e afins. Apenas para clarear o tema e ajudá-lo expandir sua visão sobre o processo para fazer um site, entenda quais são as principais etapas:

  1. Concepção da ideia do site
  2. Elaborar um mapa do site
  3. Criação do wireframe (ou rascunho para muitos)
  4. Estudo e avaliação do UX (user experience)
  5. Criação de conteúdo para site (SEO)
  6. Criação de layout para site (aqui entra o design de site)
  7. Desenvolvimento de site (Programação de site)
  8. Responsividade (Site responsivo)

Voltando ao tema, você deve olhar para a ideia de ter um site com muito bons olhos, afinal, você estará aumentando o alcance, exposição e visibilidade da sua marca e da sua empresa no mercado, abrindo portas para aumentar o contato com possíveis compradores, o que chamamos na internet de leads. Então, para finalizar e embasar sua leitura, vou elencar alguns motivos cruciais para a sua tomada de decisão.

Quais são os 8 motivos para eu fazer um site?

  1. Alcance da internet

    • Você já parou para pensar como a vida funciona ultimamente? Todos fazem uso diariamente, para não exagerar e dizer que 24 horas por dia, da internet. Nós buscamos referências, dúvidas, procuramos prestadores de serviços, comparamos preços e produtos, buscamos endereços, lojas, além de nos comunicarmos com nossos contatos, amigos e familiares. Na internet estamos falando de impacto e alcance para milhões de usuários diariamente.
  2. Institucional

    • A sua marca é o seu patrimônio e, se você não cuidar com zelo e qualidade do design da sua imagem na internet, como você espera ser visto da maneira como espera ou perante os seus concorrentes? O seu site é o seu cartão de visita na internet, pense em cada palavra e no design de cada página (tela) para atrair mais clientes. Acredite, design faz a diferença nessa hora!
  3. Atração de clientes

    • Se você investir na composição perfeita para um site (Design, Responsividade, SEO e Geração de Conteúdo) você poderá contar com o seu site como uma poderosa ferramenta de atração de clientes e cultivar um posicionamento nos mecanismos de busca melhor do que os seus concorrentes.
  4. Geração de leads

    • Existem duas formas famosas no auxilio às vendas quando se trata de um site:  investimento em Links Patrocinados para conquistar mais tráfego, ou seja, visitantes ou investimento na Geração de conteúdo e técnicas de Inbound para gerar leads (contato de possíveis compradores e/ou oportunidade de negócios). O primeiro passo para uma venda acontecer é encontrar uma pessoa interessada no que você oferece e saber os dados para contatá-la, certo? Depois na venda é o seu “show”, sua hora de encantar o seu cliente.
  5. Engajamento de clientes (Inbound)

    • Vivemos na era da informação, nos tornamos usuários mais exigentes e internautas mais qualificados. Além disso, sabemos do poder da internet para aprender e entender todo tipo de assunto. Desta forma, gerar conteúdo para a internet tornou-se uma forma assertiva de engajar o seu público-alvo. Através da troca de conhecimento, criar um relacionamento que proporciona uma aproximação. Na maioria dos casos, torna-se uma oportunidade para ambos os lados, empresa x cliente. Pesquise um pouco sobre Marketing Digital e Inbound, vai te ajudar muito.
  6. Aumento de vendas

    • Quando você deixa de se preocupar onde está o seu cliente e passa a ter a aproximação deles de uma forma automatizada ou periódica, você pode se concentrar em melhorar o seu processo de vendas, ajudar sua equipe comercial e elaborar uma metodologia de Funil de Vendas para o seu negócio. Dessa forma, em poucas palavras, se você tem mais oportunidade de negócios, você pode aumentar suas vendas. Mais leads chegam, mais vendas acontecem!
  7. Crescimento

    • Não existe outra receita para crescimento além de fomentar o trabalho dos dois pilares de todo negócio: Vendas + Entrega. Se você consegue vender mais, você consegue ter tempo para pensar no seu negócio, investir e proporcionar suas entregas com mais qualidade. Isso gera um ciclo vicioso, digamos que exponencial dependendo da sua performance.
  8. Investimento para fazer um site

    • Depois disso tudo, investir em um site deve ter ficado claro que tem grande importância para o seu negócio. E pensar sobre o investimento, se vale a pena? Essa decisão é sua. Mas encontramos no mercado todo tipo de soluções e custos. Costumo dizer que todo processo de compra/aquisição dependemos de 3 fatores. Uma espécie de triângulo, onde cada ponta tem um atributo: Preço, Prazo e Qualidade. Você geralmente pode escolher apenas 2 atributos na contratação de um serviço. Tudo depende da sua disponibilidade de caixa e seu momento. Você vai encontrar ferramentas gratuitas(para quem tem conhecimento de ferramentas e tecnologias), empresas com custo baixo (o que geralmente vem com um projeto mais simples) e empresas onde você pode montar tudo da sua maneira (geralmente com custos mais altos).

Espero que tenha gostado. Eu sou o Ricardo Rocha, mais um empreendedor apaixonado tentando fazer os meus negócios ganharem forma e escala através da internet. Compartilhando minha visão junto com o que também fui apreendendo por ler e estudar. Tem muito conteúdo bom na internet. Se quiser conhecer mais do meu trabalho ou precisar de um suporte, entre em contato conosco. Eu e minha equipe estaremos sempre a sua espera! Ah, e é claro, divide sua sugestão de melhoria do conteúdo ou dúvidas aqui em baixo ou através do e-mail. Afinal a internet é viva, uma inovação aberta e podemos sempre evoluir juntos.

Bons negócios!

Autor do post Ricardo Rocha

CEO na MadGO e especialista em Marketing Digital

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