O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é um conjunto de ações de comunicação que empresas utilizam para divulgar e vender seus produtos e serviços. Visando atrair tráfego de usuários (clientes), fomentar negócios (vendas) e construir relacionamentos duradouros (clientes fiéis). Tudo isso através da internet, por meios digitais, ou seja, computadores, tablets, celulares e eletrônicos.

Aprofundando-se no assunto, o Marketing em si precisou de adaptação à nova geração, era da tecnologia e internet. Os meios offline de comunicação do passado tornaram-se ultrapassados e ineficientes. A internet forçou o mercado e os profissionais a encontrarem novas formas de se comunicar e vender.

Um negócio que quer crescer, precisa estar onde seu público está. Hoje em dia, todo tipo de público está na internet, afinal, onde você está agora? =)

O tempo passou e novas modalidades, tipos de ações de comunicação e canais de marketing online foram surgindo. Para nomear o trabalho em conjunto ou isolado de cada uma dessas modalidades, usa-se o nome de Marketing Digital.

Abaixo falaremos desta variedade: O que compõe o Marketing Digital? Quais são os tipos de ações ou canais de marketing digital disponíveis no mercado? Primeiro, tenha em mente o objetivo do Marketing Digital.

Qual o objetivo do marketing digital?

Assim como em qualquer negócio, quanto mais clientes interessados conhecerem o seu negócio, mais possibilidades você terá de venda. Certo?

Na internet, tudo resume-se a uma única palavra: Tráfego.

Como assim tráfego? Quanto mais tráfego de usuários (volume de usuários acessando o seu site e conteúdos), mais chances você terá de vender. Na prática, o Marketing Digital existe para aumentar o tráfego de usuários para o seu site. Quanto mais tráfego, mais possibilidades de vendas. Mais vendas, mais receita.

Daí entram as diversas modalidades de ações, para conseguir atuar desde o primeiro contato até o fechamento de uma venda. Depois de atraídos é preciso comunicar-se com estes usuários a fim de engaja-los e apresentar solução para os seus problemas. Por fim, é preciso mostrar que o seu produto ou serviço é a solução ideal.

(Seria legal você estudar sobre: Funil de vendas e Jornada de CompraContate um especialista aqui.

O que eu preciso saber sobre Marketing Digital?

  • Você pode investir com certeza. É a maneira mais econômica de divulgar o seu negócio comparando com os antigos veículos de publicidade. E com maior ROI;
  • Cada vez mais os veículos de publicidade (impressos, tv e rádio) perdem forças;
  • A maioria das pessoas hoje acessam a internet diariamente. E o volume aumenta dia após dia com o acesso chegando à classes mais baixas;
  • Permite análise de dados e métricas com transparência, facilitando o cálculo de ROI, projeções de investimento e retorno. Hoje em dia, quem tem informação é rei;
  • Você pode internacionalizar o seu negócio com facilidade e sem burocracia, o alcance é mundial;
  • Torna o seu negócio e o relacionamento com clientes ativos 24 horas por dia, você pode vender dormindo;
  • Segundo o IBGE, o smartphone é o 1º device de acesso à internet no Brasil;
  • Mais de 50% das casas já possuem internet;
  • Hoje existem mais de 100 milhões de usuários online no Brasil;
  • Estudos estimam que 90% dos processos e decisão de compra tem início em uma busca online;

O que compõe o Marketing Digital?

Conheça abaixo alguns tipos de ações de comunicação ou canais de marketing online que compõem o conjunto nomeado Marketing Digital:

  • Blogs (Marketing de conteúdo ou Inbound Marketing)
  • PPC (Pay per Click) [Links patrocinados]
  • SEM (Search Engine Marketing)
  • SEO (Search Engine Optimization)
  • Mídia Display
  • Email Marketing
  • Native advertising (publicidade nativa)
  • Redes Sociais
  • Vídeos (Marketing em Vídeos)
  • Marketing de Afiliados

 

Fechando o tema, fala-se muito em o que é e como fazer Marketing Digital. Mas a verdade é que existem percepções e óticas diferentes. No fim Marketing Digital é usar de ferramentas e técnicas para prospeção de clientes, vender e se relacionar pela internet. Se você tem interesse no tema, é válido se aprofundar. A própria internet vai lhe proporcionar esse conhecimento se você tiver dedicação. Você pode usar o nosso canal e consumir outros conteúdos mais densos. Faço o convite para se cadastrar abaixo ou ao lado e acompanhar este e outros assuntos. Se precisar de ajuda profissional, pesquise por uma agência de marketing digital ou um especialista no assunto.

Invista tempo antes em conhecer os temas para não investir errado!

Bons negócios!

Leia também: Prospecção de clientes: O que é e qual o seu objetivo?

Autor do post Ricardo Rocha

CEO na MadGO e especialista em Marketing Digital

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