O que é Geração de Leads?

Geração de leads é o processo ou metodologia de conquista e canalização de interesse dos usuários na internet para um determinado produto ou serviço. O objetivo é de aumentar o tráfego de usuários e estimular a captação de informações necessárias para aproximação de possíveis compradores (leads). Gerando assim, possibilidades de vendas e fomentando o crescimento das receitas de vendas e faturamento de uma empresa ou negócio.

Na prática um lead geralmente é a conquista/recebimento de informações importantes e indispensáveis para uma abordagem de venda através de um site ou landing page. O usuário geralmente é atraído para este site ou landing page por meio de buscas orgânicas em mecanismo de busca (ex: Google) ou através de tráfego gerado por conteúdos postados em blogs, páginas ou através da compra de palavras-chaves (links patrocinados).

Exemplo do que é um Lead

Geralmente as informações contidas e concentradas em um lead são: Nome, E-mail, Site, Telefone, Cargo, dentre outros. Visto que cada negócio exige o seu perfil e quantidade de informações para qualificar e gerar leads.

Qual o objetivo de gerar leads?

Geração de Leads com Funil de Vendas

Geração de Leads com Funil de Vendas

A finalidade é entregar à equipe de venda informações importantes para a prospecção de clientes. Após o recebimento destas informações, deve-se gerenciar o contato com estes usuários. O objetivo é de fechamento de negócios, compra de produtos e serviços, conversões ou downloads de softwares e aplicativos. Geralmente usa-se técnicas de Inbound Marketing e Funil de vendas para melhorar a performance de vendas para estes leads gerados.

O uso de Landing Page é muito comum. E aumenta brutalmente o potencial desta captação quando implantado junto com outras ferramentas e boas práticas de Marketing Digital. Tais como investimento em links patrocinados (adwords), geração de conteúdo para blog e outros.

Se quiser saber mais sobre esta prática, fique assine o nosso blog e acompanhe os próximos conteúdos.

Bons negócios!

Leia também: O que é Marketing Digital?

Autor do post Ricardo Rocha

CEO na MadGO e especialista em Marketing Digital

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